O que é CFTV?
Última atualização:

O que é CFTV?

É uma sigla que significa: Circuito Fechado de Televisão, também conhecido como CCTV do inglês: Closed-Circuit Televison. É o uso de câmeras para transmitir e gravar vídeo de um local específico com exibição restrita a alguns monitores. Diferente da televisão aberta pública, a transmissão do CFTV é privativa e limitada a pessoas autorizadas, por isto o nome Circuito Fechado.

Este sistema é aplicado para vigilância em áreas que precisem de monitoramento constante, sendo de grande auxílio na prevenção e controle da segurança patrimonial e pessoal. Entre as diversas aplicações, as principais são:

  • Prevenção da criminalidade
  • Monitoramento de estacionamentos
  • Detecção de movimento e presença humana
  • Auxílio aos sistemas de alarme antifurto
  • Gravação de unidades industriais e plantas de processo

Câmeras Analógicas

No Brasil o tipo de câmera predominante é a analógica. O sinal é transmitido por cabo coaxial blindado. O sistema de cores empregado é tanto o NTSC quanto PAL. As diferenças entre eles são:

ComparativoNTSCPAL
AbreviaçãoNational Television System CommitteePhase Alternation by Line
Linhas525625
Quadros por Segundo3025
Resolução Máxima640 x 480768 x 576

O sistema de cores PAL possui mais linhas e melhor estabilidade de cores, resultando em uma imagem superior. O NTSC tem como única vantagem possuir mais quadros por segundo. A UltraService recomenda o sistema PAL para câmeras analógicas.

Câmera IP

A sigla IP vem do inglês: Internet Protocol. É um tipo digital de câmera capaz de receber e transmitir dados por rede local de computadores (LAN) ou pela internet (WAN). O sinal é transmitido por par traçado utilizando cabo UTP ou STP quando se necessita de blindagem. A qualidade da imagem é superior às analógicas, sendo 720p (HD) a qualidade mínima do sensor. Há no mercado dois protocolos, ONVIF do inglês: Open Network Video Interface Forum e PSIA do inglês: Physical Security Interoperability Alliance. No Brasil e no Mundo o ONVIF é o protocolo mais utilizado.