Onde Instalar a Unidade Interna?
Última atualização:

Onde Instalar a Unidade Interna?

A unidade interna, conhecida também como evaporadora, é a parte do ar condicionado split que ficará instalada dentro do ambiente que se deseja climatizar. Escolher o local ideal para instalação é fundamental para um bom desempenho da unidade. Veja abaixo alguns critérios essenciais para uma boa instalação:

Posicionamento

O local escolhido deverá estar o mais alinhado possível em relação ao centro da sala, deste modo ocorrerá um distribuição mais uniforme do fluxo de ar, evitando assim a presença de partes quentes e frias no mesmo ambiente. O fluxo de ar das entradas e saídas devem estar livre, sem obstruções. Não instalar em locais que possam ter poeiras, gases inflamáveis e vapores d’água.

A altura recomenda da evaporadora é sempre acima de 2 metros. A unidade deverá ficar nivelada usando como referencia um nível de bolha.

Durante o tempo de uso do ar condicionado, poderá ocorrer a qualquer momento um eventual gotejamento devido a condensação de água. Então é recomendável que o espaço logo abaixo da evaporadora esteja desocupado, isto é, sem qualquer mobilia ou aparelhos eletrônicos.

Antes de furar a parede, levar em consideração a presença infraestrutura já presente embutidas em alvenaria como: canos d’água e conduítes elétricos.

Infraestrutura

É obrigatório pela norma NBR 5410 a presença de uma tomada de uso especifica, conhecida como TUE, para ligação do ar condicionado. Essa tomada deverá estar ligada a um circuito elétrico exclusivo com seu próprio disjuntor, dimensionado especialmente para atender a carga do ar condicionado.

A unidade precisa de um ponto de drenagem próximo para que a água de condensado possa ser descartada. Para evitar odores, não é recomendável a ligação direta a tubulação de esgoto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *