Não se esqueça do seu CFTV
Última atualização:

Não se esqueça do seu CFTV

Alguns clientes se esquecem de seus sistemas de CFTV, vindo a descobrir tarde de mais que alguma câmera ou o próprio gravador não estava funcionando corretamente. Geralmente esta situação é descoberta no momento de maior necessidade da gravação. A melhor solução contra surpresas é a manutenção preventiva, realizada no mínimo uma vez por ano.

Disco Rígido

O disco rígido é um dispositivo eletromecânico, sendo afetado pela temperatura, vibração e flutuações na tensão de alimentação. Temperaturas acima de 40ºC e o uso de HDs “comuns” em aplicações de CFTV são o fator mais significativo para uma falha precoce. Para saber mais, leia nosso artigo: A Importância do HD em CFTV.

Condições Ambientais

As câmeras expostas em área externa podem sofrer danos pela exposição solar ou umidade. Selos, parafusos e prensa cabos frouxos podem permitir a entrada de água no involucro da câmera. A incidência de raios ultravioleta degradam a pintura e as peças compostas por plástico. Poluição e partículas associadas a água da chuva podem vir a sujar a lente da câmeras, reduzindo a qualidade geral da imagem.

Fonte de Alimentação

As câmeras normalmente utilizadas possuem uma tensão de alimentação na ordem de 12V ou 24V, sendo que a tipicamente a tolerância máxima é de ±10% do valor nominal. Flutuações de tensão para cima causam um aumento na geração de calor nos circuitos, reduzindo a vida útil. Já as flutuações para baixo resultam em uma imagem de qualidade inferior, aumento da corrente e possibilidade da câmera vir a se desligar durante a noite por causa dos uso da iluminação infravermelho.

Nobreaks e UPS

As fontes de alimentação ininterrupta devem ser testadas regularmente. As baterias com o tempo perdem sua capacidade de carga, resultando em uma redução da autonomia do sistema. Em caso de falha, há a possibilidade de aquecimento, fogo, fumaça e/ou vazamento de eletrólito. Durante a substituição, não é recomendável misturar baterias novas com velhas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *