A Importância do Suporte
Última atualização:

A Importância do Suporte

O colapso de um suporte de ar condicionado, além do risco de acidente fatal, causa estrago em toda a instalação e ainda pode resultar em perda total da unidade externa. Este incomodo só pode ser evitado durante a instalação de ar condicionado split, se for utilizado o material correto para suportação da unidade externa nas condições especificas do ambiente.

Os materiais mais utilizados para suporte são: aço carbono pintado, plástico, alumínio, fibra de vidro e aço inoxidável.

Aço Carbono Pintado

Os suportes feitos em aço são os mais comuns, possuem boa resistência mecânica, baixo custo e são pesados. Este suporte é suscetível a corrosão, tendo como proteção apenas a pintura externa, que deve ser de epóxi e estar em boas condições. Os suportes em aço são recomendados em locais secos, abrigados da chuva, umidade e maresia. Precisam ser inspecionados com regularidade e eventualmente são substituídos.

Plástico

Os suportes de plástico são leves, possuem capacidade de carga reduzida e são os mais baratos. O plástico é suscetível a degradação por raios solares, devido a radiação ultravioleta, tornando-se quebradiço e esbranquiçado. Os suportes de plásticos são recomendados em locais úmidos, desde que protegidos da exposição solar direta. Assim como os suportes de aço, os suportes de plástico também precisam ser inspecionados com regularidade e eventualmente são substituídos.

Fibra de Vidro

Suportes em fibra de vidro possuem características superiores ao de plástico, possuindo resistência maior a raios solares e custando o dobro do preço. A fibra de vidro é imune a corrosão. Possui vida útil superior quando comparado aos suportes de plástico e aço, mas são mais caros. Podem ser utilizados até o fim da vida útil da unidade.

Alumínio

Os suportes em alumínio são leves e possuem boa resistência a corrosão. Custam mais caro que os suportes de fibra de vidro, sendo imunes a ação de raios solares. Possuem uma vida útil superior ao aço, plástico e fibra de vidro, podendo ser reutilizados ao fim da vida útil da unidade.

Aço Inoxidável

Os suportes em aço inoxidável são pesados e possuem custo elevado. Podem ser utilizados em qualquer condição externa e são recomendados em instalações definitivas de difícil acesso em alturas elevadas. Para evitar a corrosão galvânica, somente parafusos, porcas e arruelas de aço inox devem ser utilizadas. Não precisam ser substituídos e podem ser reutilizados em outras instalações.

Comparativo

Na tabela abaixo é feito um comparativo entre os materiais:

MateriaisCorrosãoExposição SolarVida ÚtilCusto
AçoBaixa ResistênciaInune1 a 3 anos$
PlasticoImuneBaixa Resistência1 a 3 anos$
Fibra de VidroImuneMédia Resistência2 a 5 anos$$
AlumínioMédia ResistênciaImuneMais de 5 anos$$$
Aço InoxAlta ResistênciaImuneMais de 10 anos$$$$$